Avaliação

Muito mais do que uma nota no boletim escolar

Colégio em Niterói adota método de avaliação que estimula alunos a estudarem e auxilia o planejamento das aulas

Por Simone Garrafiel

Uma das dificuldades que os professores encontram no processo ensino-aprendizagem é determinar os métodos de avaliação mais eficazes para a obter resultados que retratem não somente o desempenho do aluno, mas também o estimulem a estudar, sem decorar conteúdos para as provas. Buscando alternativas para alcançar este objetivo, a equipe de professores e coordenadores do Colégio Jogaib, em Niterói, desenvolveu um método de avaliação que vem apresentando ótimos resultados e, ainda, valorizando a qualidade do ensino.

O método inclui, a princípio, a realização de uma avaliação diagnóstica que consiste em um teste aplicado à turma contendo os conteúdos básicos fundamentais de cada série. A nota do teste não é computada. É apenas um instrumento para que, com base nos resultados, o professor prepare o plano de estudos bimestral. "De acordo com o método, o aluno é o ponto de partida e as aulas são ministradas com base no feedback da turma. Existem um programa básico e os conteúdos mínimos das disciplinas e cada professor os aplica da maneira que melhor atende seus alunos" - explica Maria de Fátima, diretora do colégio.

No decorrer do bimestre, o professor avalia como a turma está avançando nos estudos. Se poucos alunos não estiverem conseguindo se ajustar ao andamento da turma, estes serão encaminhados a aulas de apoio. Caso um número expressivo esteja com dificuldades de assimilar o conteúdo estudado, o professor retomará o estudo, procurando seguir outro caminho, para que consiga transmitir a principal parte do conteúdo.

 

 

  As notas, "a" e "b", são resultado de uma série de atividades. Para atingir a nota "a", o aluno tem 20% da pontuação atribuídos a um teste globalizado, que contém quatro questões objetivas de cada disciplina e 30% da nota correspondem a exercícios, estudos dirigidos, testes, trabalhos ou pesquisas, realizados durante o bimestre, de acordo com o critério de cada professor.

Os 50% restantes da nota, ou nota "b", correspondem a uma prova aplicada no final de cada bimestre, que avalia todo o conteúdo estudado em cada disciplina. Esta prova é elaborada de maneira que as questões tenham um grau de complexidade progressivo. "Levamos em consideração o lado emocional do aluno. Se ele se deparar com uma questão muito complicada, logo de primeira, o nervosismo poderá atrapalhá-lo na resolução do restante da prova. Por isto, sua preparação requer cuidados" - argumenta Fátima.

A vantagem deste tipo de avaliação é a de que a nota "a" acaba estimulando o aluno a estudar para a avaliação que contém a nota "b", já que precisa estar em dia com a matéria para poder formar boas notas. Assim, ele acaba não se restringindo somente à escola. Passa a perceber a necessidade de dividir seu tempo em casa entre o lazer e o estudo e, muitas vezes, formar grupos de estudo para fixação das matérias. Isto é fundamental para uma aprendizagem eficaz.

Após a obtenção das notas, são discutidos, em um conselho de classe, como serão ministrados os conteúdos no bimestre seguinte e é avaliado o grau de aproveitamento dos alunos, sendo apontados os que devem fazer as aulas de apoio. "O conselho de classe, juntamente com a Coordenação Pedagógica e o Serviço de Orientação Educacional, tem papel importante indicando o quanto cada aluno evolui nos estudos e como vamos conduzir os conteúdos no próximo bimestre. Com este método, valorizamos a qualidade do ensino e não a quantidade de matéria dada" - diz Fátima.

O objetivo dos professores ao aplicarem a avaliação adotada no Colégio Jogaib é fazer com que os alunos adquiram o hábito de estudo. "Estar motivado significa estar aberto a novos conhecimentos. A motivação faz com que os alunos comecem a aprender e a superar suas deficiências nas disciplinas. Somente assim conseguem quebrar o estigma da cobrança de notas e o estudo começa a fluir naturalmente" - finaliza Fátima. E esta é a meta do Colégio Jogaib. Formar alunos vencedores, que vêem nos estudos a porta para o conhecimento e para um futuro promissor.

 

 
Colégio Jogaib
Maria de Fátima Terra
Tel.: (021) 611-0348 / 710-5523