Projeto Reame

Resgate e Ame Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

Por Simone Garrafiel

Ver crianças de rua sorrirem novamente, almejando a vencerem novos desafios, estabelecendo metas para suas vidas e tendo a oportunidade de recuperarem a cidadania e convivência social. Estes são os objetivos principais da Reame (Associação Evangélica Resgate e Ame Crianças e Adolescentes em Situação de Risco Social), instalada em uma "Casa-Lar", em Nilópolis. Fundada em novembro de 1994, sob a coordenação de Gislaine Freitas, e inscrita formalmente no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a instituição proporciona, às criança e aos adolescentes de rua, atendimento às suas necessidades físicas e espirituais, preparando-os para uma vida digna.

A "Casa-Lar" abriga 15 meninos, na faixa etária de 05 a 12 anos, prestando-lhes assistência médica, odontológica e psicológica, graças ao trabalho de profissionais voluntários, e conta com um professor, cedido pela prefeitura local, a quem cabe cuidar da instrução dos menores. A instituição mantém, ainda, um casal de pais sociais, Eliete e Sérgio da Silva, responsáveis pela educação e pela formação espiritual das crianças. As despesas são pagas através de doações feitas por voluntários e do ainda pequeno apoio financeiro periódico, da Convenção Batista Fluminense e da Junta de Missões Nacionais.

 

Crianças e adolescentes chegam ao Reame encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Juizado da Infância e Juventude ou trazidas por colaboradores da instituição, que os encontram nas ruas. Neste caso, passam, primeiramente, pelos órgãos competentes citados. Uma vez sob a tutela da Reame, muitos meninos conseguiram voltar a conviver com suas famílias, participando da vida escolar e trabalhando para ajudar nas despesas do lar.

Para dar continuidade a seu trabalho solidário, a Reame tem pela frente alguns desafios essencias para o bom andamento de seus projetos. Entre eles, a construção de uma sede própria; o estabelecimento de um convênio com o governo municipal, estadual ou federal para poder saldar compromissos financeiros; a obtenção de material de escritório, de limpeza, assim como de doações de alimentos, utensílios domésticos, roupas de cama, mesa e banho; a realização de cursos de profissionalização para crianças e a garantia de estágios e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Para vencer as dificuldades, conta com a contribuição de todos os que gostariam de abraçar sua causa e ajudá-la a cumprir a maior das missões de quem zela pelo futuro de nosso país: propiciar aos meninos retirados das ruas uma nova compreensão da realidade, para que não se sintam eternamente "meninos de rua", e voltem a acreditar em um Brasil com oportunidade para todos.

 

 
Como colaborar:

Reame:
Rua Getúlio Moura, 671 - Olinda
Tel: 791-0887

A Appai também se solidariza com a causa da Reame e está disponibilizando um espaço em sua sede para que sejam entregues doações à instituição.
Informações pelo telefone 240-3234.