E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 176

9 E-book Revista Appai Educar Integração da IA na formação continuada Conforme aponta Bianca Acampora, os projetos de formação continuada com foco em IA no Brasil ainda estão em fase emergente e se caracterizam, em grande parte, por iniciativas pontuais, descentralizadas e muitas vezes dependentes de parcerias com instituições privadas, universidades ou organizações da sociedade civil. “Na prática, essas formações são frequentemente oferecidas em formato de oficinas, cursos de curta duração ou programas extracurriculares, com foco na apresentação de ferramentas baseadas em IA, como assistentes de texto, plataformas adaptativas e recursos de automação. No entanto, poucas dessas iniciativas abordam a dimensão epistemológica, ética e crítica da IA na educação, o que limita a compreensão dos professores sobre os impactos mais amplos dessa tecnologia. Para que essas formações sejam efetivas, é necessário estruturá-las com base em princípios da educação continuada crítica, articulando teoria e prática, e promovendo o desenvolvimento de competências digitais alinhadas à BNCC e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente”, garante.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=