E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 176

7 E-book Revista Appai Educar Outro ponto destacado por Bianca Acampora foi de que a resistência cultural também existe, principalmente pela percepção de que a IA poderia desumanizar o processo de ensino-aprendizagem ou substituir o papel do professor. “No entanto, essa resistência tende a ser superada à medida que os docentes compreendem que ela pode ser uma aliada no processo educativo, desde que mediada com intencionalidade pedagógica e senso crítico”, aponta. Já a coordenadora de Biologia no Colégio Santa Marcelina, Cláudia Corrêa Motta, observa que a formação de professores, seja em sua etapa inicial ou continuada, tem um papel fundamental na qualidade da educação e na capacidade dos docentes de lidar com os desafios contemporâneos da sala de aula. Com os avanços tecnológicos cada vez mais presentes no cotidiano escolar, especialmente o uso da IA, surge a necessidade urgente de repensar os currículos formativos. No entanto, ainda não são uma realidade as iniciativas que preparam os professores para integrar, de forma crítica e pedagógica, as ferramentas baseadas nessa tecnologia em suas práticas de ensino. Cláudia segue avaliando que a maioria dos cursos de licenciatura ainda não contempla, de maneira sistemática, conteúdos relacionados à cultura digital, ética da tecnologia e uso educacional da IA. Já na formação continuada, embora haja uma crescente oferta de cursos e oficinas voltados ao tema, estes nem sempre são suficientemente aprofundados ou acessíveis a todos os docentes. Nesse contexto, é essencial discutir como a formação docente pode (e deve) evoluir para incorporar competências digitais e tecnológicas que dialoguem com as demandas da educação do século XXI.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=