E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 176

16 E-book Revista Appai Educar Para Bianca Acampora, o chamado “professor do futuro”, que, na prática, já é uma urgência do presente, precisa desenvolver um conjunto de competências múltiplas, que vão além do domínio de conteúdos disciplinares, destacando-se, entre elas, a competência digital crítica: saber usar tecnologias (incluindo IA) de forma estratégica, ética e pedagógica, compreendendo seu funcionamento, seus limites e seus impactos, bem como o pensamento computacional e lógico, pois, ainda que não precise programar, o professor deve entender a lógica dos algoritmos, padrões e processos que estruturam muitas das ferramentas educacionais baseadas em dados. Isso além da flexibilidade cognitiva e inovação pedagógica e das habilidades socioemocionais, como empatia, escuta ativa, autorregulação, capacidade de trabalhar com a diversidade, assim como com a consciência ética e a responsabilidade social. “Essas competências precisam ser compreendidas como processos em desenvolvimento contínuo, e não como uma checklist pontual. O professor do futuro é, sobretudo, um eterno aprendiz”, justifica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=