11 E-book Revista Appai Educar A coordenadora de biologia do Colégio Santa Marcelina acredita que as secretarias de educação devem oferecer capacitação técnica e pedagógica para que os professores compreendam melhor como utilizar a IA de forma crítica, ética e eficiente em sala de aula. “Também é fundamental que promovam a elaboração de diretrizes claras para o uso dessas tecnologias, assegurando que elas sejam incorporadas de maneira responsável e alinhada aos objetivos educacionais. Além disso, a escola desempenha um papel essencial na formação dos estudantes para o uso consciente e reflexivo da IA orientando-os quanto às possibilidades benéficas dessas ferramentas para a aprendizagem, a criatividade e a resolução de problemas, bem como sobre os riscos e limites associados ao seu uso”, explica Cláudia. Dessa forma, o aluno é preparado não apenas para consumir tecnologia, mas para utilizá-la de forma ética, produtiva e cidadã, desenvolvendo competências essenciais para atuar na sociedade contemporânea. Integração ética da IA no ensino É sabido que a integração ética, crítica e responsável da IA na prática docente exige um olhar reflexivo e intencional sobre o papel que a tecnologia deve desempenhar no processo educativo. Isso implica compreender que a IA não substitui o professor, mas pode atuar como uma ferramenta de apoio à mediação pedagógica, desde que usada com consciência e critérios claros. Para isso, destaca Bianca Acampora, três pilares são considerados fundamentais. São eles:
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