Revista Appai Educar A apresentação oral é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das habilidades de comunicação. Quando um aluno com deficiência é impedido de participar dessas atividades, ele não tem a chance de praticar e melhorar sua capacidade de falar em público, expressar suas ideias de forma clara e coerente, e responder a perguntas ou feedbacks de seus colegas e professores. A comunicação eficaz é uma habilidade crucial no mercado de trabalho e na vida pessoal, e a falta de prática pode colocar esses alunos em desvantagem significativa. As atividades em grupo proporcionam um ambiente onde os alunos podem aprender a colaborar, negociar e resolver conflitos. Para pessoas com deficiência, essas experiências são ainda mais importantes, pois podem enfrentar desafios adicionais na socialização. A exclusão dessas atividades leva ao isolamento social e à falta de habilidades necessárias para interações positivas com os outros. Essas tarefas em grupo são uma oportunidade para os colegas de classe aprenderem sobre as diferentes capacidades e perspectivas, promovendo um ambiente de maior empatia e compreensão. Em longo prazo, a superproteção pode limitar as oportunidades de integração social e profissional dos alunos com deficiência. No contexto social, a falta de habilidades de comunicação e socialização pode dificultar a formação de amizades e redes de apoio, essenciais para o bem-estar emocional e psicológico. No ambiente profissional, a ausência de experiências práticas com apresentações e trabalho em equipe resulta em dificuldades para colaborar com colegas, apresentar ideias e assumir responsabilidades que envolvam liderança ou comunicação direta. A superproteção também interfere no desenvolvimento da autonomia. Quando alunos com deficiência são poupados de atividades desafiadoras, eles correm o risco de desenvolver uma dependência excessiva de pais, professores ou colegas. Isso impede que eles adquiram a confiança necessária para enfrentar dificuldades por conta própria, tomar decisões e assumir a responsabilidade por suas ações. A autonomia é uma competência fundamental para a independência na vida adulta e sua falta perpetuam ciclos de dependência e limitação.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=