REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 175

Revista Appai Educar A SUPERPROTEÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR – DESAFIOS E IMPACTOS NA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO OPINIÃO POR EMÍLIO FIGUEIRA* A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar é um tema amplamente discutido e de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, a prática de superproteção desses alunos pode resultar em consequências negativas tanto para eles quanto para os demais estudantes, prejudicando o desenvolvimento daqueles com deficiência, afetar sua integração com os colegas e impedir que todos aprendam e se beneficiem da diversidade. O impacto da superproteção no desenvolvimento social e acadêmico Em sala de aula, se um aluno com deficiência é constantemente poupado de apresentações orais ou atividades em grupo, ele pode perder oportunidades valiosas de aprimorar suas habilidades de comunicação e de socialização. Essas atividades não são apenas componentes do currículo escolar, mas também são fundamentais para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida adulta e profissional.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=