Revista Appai Educar A proposta é ensinar os alunos sobre o autocuidado, com foco especial na saúde menstrual, e apresentar alternativas naturais para o alívio de cólicas. Além disso, a horta também é um espaço para aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais, incluindo compostagem e cultivo sustentável, reforçando a conexão entre bem-estar pessoal e o cuidado com o planeta. A professora Ana Beatriz Dias de Lara Siqueira, responsável pelo projeto, explica que o espaço é dedicado ao cultivo de plantas medicinais com propriedades reconhecidas para o alívio das cólicas menstruais. Segundo ela, além de educativo, o jardim se tornou um lugar acolhedor e tranquilo, onde os alunos podem colher ingredientes para preparar chás. O projeto foi dividido emdiversas etapas. Tudo começou comuma pesquisa sobre o conhecimento dos estudantes a respeito da saúdemenstrual e a escolha das plantas mais adequadas para esse cuidado. Em seguida, veio o planejamento do jardim, com participação ativa dos alunos no desenho do espaço e na escolha das espécies. Na fase de implementação, os estudantes colocaramamão na terra: realizaramo plantio, ajudaram na compostageme cuidaramdamanutenção da horta. Todo o processo foi colaborativo e promoveumuito aprendizado prático. Depois, foram realizadas oficinas e eventos, como uma aula prática sobre o uso das ervas medicinais para o alívio menstrual. A etapa final foi dedicada ao acompanhamento do crescimento das plantas e à avaliação do impacto do projeto. A professora Ana Beatriz comemora os resultados. “Conseguimos mostrar, com base científica, o potencial terapêutico dos vegetais medicinais como alternativa natural e acessível para o alívio das cólicas menstruais”, afirma.
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