REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 175

Revista Appai Educar A diretora pedagógica Teca Antunes observa que, embora enfrentemmais desafios, instituições de ensino em áreas urbanas também podem cultivar uma educação ambiental significativa. “Essas escolas costumam ter acesso mais direto a recursos naturais, espaços amplos e menos áreas impermeabilizadas, o que pode facilitar a implementação de práticas sustentáveis como compostagem, hortas e reaproveitamento de água. A proximidade com a natureza também favorece o desenvolvimento de uma consciência ambiental vivencial, com impactos positivos no engajamento dos alunos. Já aquelas em áreas urbanas terão que construir caminhos para garantir que seus alunos também desenvolvam as habilidades relacionadas à resiliência climática tão necessárias atualmente. Saídas pedagógicas e estudos do meio são estratégias que colocam os estudantes em contato direto com a natureza e que produzem efeitos muito importantes na reflexão dos alunos sobre o tema em função da vivência que experimentam”, afirma. Participação ativa da comunidade escolar ParaHenrique, aparticipaçãodacomunidadeescolarédecisivaparaaeficácia deaçõesadaptativas. SegundoaUnesco (2021), “escolasqueenvolvemfamílias, organizações locaiseconselhosescolares emseusprojetosambientais têmmaior sucessona implementaçãoecontinuidadedesuasações”.OBrazilianInternational School (BIS) temfortalecidoesseeixo pormeiodeprojetos,mostrasculturaise parceriascomuniversidades.

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