Revista Appai Educar Além de validar a presença desses ambientes, Teca Antunes explica muitas de suas funções. “Esses espaços ajudam a regular o microclima da escola, amenizando o calor e melhorando a qualidade do ar. Além disso, promovem o contato direto com a natureza e seu cuidado, essencial para o bem-estar físico e emocional dos alunos. As hortas, em especial, incentivam a alimentação saudável, o respeito ao ciclo da vida e o entendimento prático sobre sustentabilidade e reaproveitamento de recursos. São também ambientes de aprendizado interdisciplinares, que conectam ciências, matemática, artes e cidadania.”. Escolas em áreas rurais apresentam vantagens? E por falar em hortas e espaços verdes, as escolas localizadas em áreas rurais tendem a ter acesso facilitado à vegetação, solos cultiváveis e recursos hídricos naturais, o que costuma favorecer uma maior resiliência climática. Na visão de Régina Galeno, não se trata de diferenciar escolas localizadas na zona rural e aquelas situadas no espaço urbano, no que diz respeito à abordagem da Educação Ambiental. “Portanto, é necessário, primeiramente, refletir sobre essa ausência de diferenciação, uma vez que, mesmo nas escolas urbanas, é possível implementar estratégias e instrumentos que contribuam para a consolidação dos objetivos da Educação Ambiental e promovam a justiça ambiental no espaço escolar.
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