Revista Appai Educar Principais desafios enfrentados pelas escolas brasileiras O ano letivo de 2025 começou em um cenário marcado por mudanças climáticas cada vez mais intensas. Calor extremo, escassez hídrica e fenômenos meteorológicos severos deixaram de ser casos isolados e passaram a fazer parte da rotina e das notícias do dia a dia. O coordenador pedagógico do Brazilian International School (BIS), Henrique Barreto Andrade Dias, ressalta que a crise ambiental impõe uma dupla tarefa às instituições de ensino: adaptar-se fisicamente às novas condições e reconfigurar os seus projetos pedagógicos para formar uma geração crítica, resiliente e comprometida com a sustentabilidade planetária. De acordo com ele, o calor extremo tem impacto cognitivo comprovado. Estudos como o de Park et al. (2020), publicado na Nature Climate Change, revelam que o desempenho escolar diminui significativamente durante dias mais quentes. “Neste contexto, pensar a educação desvinculada das questões ambientais é não apenas imprudente, mas inconcebível. Como afirmou o IPCC (2023), as mudanças climáticas já estão afetando negativamente a saúde física e mental de populações, entre as quais se incluem crianças e jovens em idade escolar”, pontua Henrique.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=