E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 174

9 E-book Revista Appai Educar Quais os desafios e dificuldades que os professores podem enfrentar ao utilizar cantigas, parlendas e brincadeiras em sala de aula? Como superar esses obstáculos e garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficaz no processo de alfabetização? O mestre em educação deixa muito claro que o desafio está na aceitação de que o ambiente de aprendizagem nem sempre significa silêncio. Pois, na sua opinião, o barulho pedagógico pode, muitas vezes, incomodar e perturbar os professores, mas faz parte do processo de construção do conhecimento. “Além disso, a utilização da linguagem dentro de um contexto estruturado é essencial. Deve-se aplicá-la de forma planejada, atrelando as propostas ao objetivo de aprendizagem que está sendo explorado. Saber exatamente o que se deseja desenvolver na criança é o ponto central para garantir uma utilização eficaz desse recurso. Por isso, o planejamento pedagógico é fundamental para dar clareza aos objetivos e, ao mesmo tempo, reduzir possíveis desconfianças sobre a relevância do trabalho com essa abordagem. Quando bem estruturada, essa prática se torna intencional, significativa e indispensável para o desenvolvimento infantil”, assegura o psicopedagogo e especialista em inteligência socioemocional. Não podemos perder de vista que, mesmo diante dos inúmeros desafios familiares e pedagógicos, em um mundo cada vez mais digital, as cantigas, parlendas e brincadeiras continuam sendo recursos essenciais no processo de alfabetização. Além de ultrapassarem o ensino formal, essas práticas fortalecem a memória, estimulam a socialização e estreitam os laços entre família e escola, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa.

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