E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 174

7 E-book Revista Appai Educar Um outro ponto de grande impacto no processo de alfabetização a partir do apoio das cantigas, parlendas e brincadeiras são exatamente os desafios enfrentados pelos educadores ao incorporar elementos da cultura popular em um currículo escolar formal. Para Cristiano, um dos principais desafios do educador é oferecer cantigas e parlendas para além do contexto de ensino de conceitos, incorporando-as ao cotidiano como forma de brincar e, assim, naturalizando sua utilização e constância. Mas não param por aí a observação e a advertência do professor. “Outro ponto importante é que muitos educadores não se sentem à vontade com a linguagem musical e, por isso, acabam a utilizando de forma mecânica e sem o encantamento necessário para que as crianças percebam nela uma possibilidade de divertimento”, relata o professor e músico, que continua destacando, sob seu ponto de vista, os impasses que podem retardar ou comprometer o processo. “Há também o terceiro desafio, que é a crença de que a alfabetização só acontece por meio da massificação de atividades escritas e da repetição de fonemas e grafemas. Isso torna o processo maçante e distante do prazer, fazendo com que a criança encare a alfabetização apenas como uma exigência acadêmica, descontextualizada de sua realidade e de seus interesses. É fundamental lembrar que brincar é a primeira e principal linguagem da criança. Antes mesmo de andar, ela já se relaciona ludicamente com seus familiares e com o ambiente ao seu redor”, adverte.

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