E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 174

4 E-book Revista Appai Educar Parlendas e suas contribuições na memorização Não é novidade que, se tem algo que o ser humano consegue assimilar bem, são os ritmos sonoros, sejam eles os das chamadas de jingles, slogans, parlendas ou cantigas curtas e marcantes. Dentro desse cenário, a parlenda se apresenta como um forte elemento de “compasso e ressonância” que podem contribuir para a memorização de padrões sonoros e ritmos, facilitando a aquisição da leitura e da escrita. A palavra “parlenda” significa “falar muito”, e tem origem no latim, derivada da palavra “parlare”, explica Cristiano. “Esse é o principal motivo de sua efetividade na memorização, pois sua cadência, a repetição de rimas e a estrutura musical simples e envolvente favorecem uma relação social e a aprendizagem em grupo, já que as parlendas são recitadas coletivamente”, declara. O mestre em educação destaca também que, ao recitá-las repetidamente, as crianças aprimoram sua capacidade de reconhecer padrões linguísticos, o que contribui para o desenvolvimento gradual da consciência fonológica. Esse processo, organizado de forma intencional pelos educadores, favorece a aquisição da leitura e da escrita de maneira lúdica e eficaz. Além das habilidades intrínsecas na alfabetização, as cantigas, parlendas e brincadeiras também contribuem para o desenvolvimento de outras habilidades importantes no processo de alfabetização, conforme enfatiza Cristiano dos Santos, pontuando que uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento social e da aprendizagem é a competência socioemocional, que pode ser dividida em cinco grandes macrocompetências: 1. Autogestão 2. Amabilidade 3. Engajamento comos outros 4. Resiliência emocional 5. Abertura ao novo

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