3 E-book Revista Appai Educar Cristiano começou tratando do assunto já colocando sua opinião sobre a importância das cantigas, parlendas e brincadeiras no processo de alfabetização e como esses elementos lúdicos podem auxiliar no desenvolvimento da linguagem oral, da consciência fonológica e do aprendizado da leitura e da escrita. Segundo ele, a aprendizagem com significado precisa passar pela experiência prática. E Cristiano continua afirmando que a criança assimila o mundo por intermédio do brincar em todas as suas manifestações e, nesse contexto, as cantigas e as parlendas desempenham um papel fundamental. “Quase sempre, a família é o primeiro ambiente a proporcionar o contato com essas manifestações, o que constrói na criança uma relação afetiva com essas possibilidades lúdicas.”. Durante o período de alfabetização e letramento, na perspectiva do especialista, ao utilizarmos essas formas de linguagem, aproximamos afetivamente a criança do interesse pela descoberta do mundo letrado, um lugar do qual ela faz parte desde os seus primeiros dias de vida. “As canções da infância carregam em si elementos culturais e palavras simples, de fácil assimilação. Em algumas delas, há ainda a repetição de fonemas, o que favorece a escuta, a compreensão e, consequentemente, a internalização de maneira lúdica, social e eficaz”, frisa garantindo que, ao se interessar, a criança passa a reproduzir essas palavras e sons espontaneamente. “Utilizar essas manifestações no processo de exploração da leitura e da escrita é, sem dúvida, construir um ambiente favorável e envolvente para o aprender”, pontua.
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