Revista Appai Educar Os quatro pilares da CNV Existem dois pontos de partida para começar a praticar a comunicação não violenta em sala de aula: ter empatia e propor soluções positivas. Na medida em que você se dispõe a ouvir as outras pessoas e mantém uma postura mais positiva, fica muito mais fácil aplicar a teoria da CNV na prática. Vem entender mais sobre os quatro pilares: 1) Observação sem julgamentos: quando você falar sobre alguma situação, faça isso de forma objetiva e precisa, se atendo aos fatos ocorridos e os separando dos julgamentos ou avaliações. Também evite dizer que alguém é isso ou aquilo, quando aquela pode ser uma situação pontual. 2) Sentimentos: reconheça os sentimentos que estão por trás das situações. Procure entender o motivo e o que levou uma determinada pessoa a agir daquela forma. Isso inclui também os sentimentos dos professores. Se um aluno foi desrespeitoso com você em sala de aula, exponha como aquilo te afeta. Isso dá a oportunidade para que o estudante também exerça a empatia dele com você. 3) Necessidades: são a raiz dos nossos sentimentos. Entenda quais delas estão ou não sendo atendidas, pois compartilhá-las facilita o processo de empatia. Compreendendo quais necessidades existem, fica mais fácil encontrar maneiras de satisfazê-las, não é? E lembre-se de não terceirizar os sentimentos. Exemplo: “eu não estou triste porque você me xingou, eu estou triste porque EU gostaria de me sentir mais respeitado”. 4) Pedido: a ideia é evitar frases vagas, já que aqui também é importante fazer um pedido claro para a resolução do conflito. Ou seja, expor o que você deseja de forma prática. Mas atenção: isso deve ser feito sem que se faça uma exigência agressiva. Um exemplo é trocar frases como “essa nota é muito baixa!” por outras como “eu gostaria que você tivesse um desempenho melhor nas tarefas escolares. Há algo que eu possa fazer para ajudar?”. Parece uma mudança de perspectiva simples, mas todos os detalhes importam quando estamos falando de comunicação não violenta.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=