REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 173

Revista Appai Educar Após esta conversa inicial, Priscilla fez a leitura do poema “Pessoas são diferentes” de Ruth Rocha, com intuito também de trabalhar o conceito de diversidade. Nessa etapa, as crianças puderam expressar seu conhecimento. “Este poema foi escolhido por abordar o ser humano como múltiplo e por sua estrutura em rima. Posteriormente, lemos a poesia “Ou isto ou aquilo”, da autora Cecília Meireles. Estudamos sobre o sentimento de incompletude do ser humano e as escolhas que devemos fazer constantemente na vida. Neste poema, as crianças puderam observar que nem sempre os textos vêm estruturados em rima”, explica. Já mais familiarizados com a literatura poética, ao final de cada leitura eram abertos os debates e discussões dos clássicos infantis lidos até o momento. “Então foi proposta à turma a escrita livre sobre os temas abordados. Nesse momento, eles já conheciam a estrutura das obras poéticas em versos e estrofes. No entanto, a escrita poderia ser em forma de texto corrido. Após esta atividade foi observada a dificuldade que a maioria das crianças tinha em organizar o pensamento e escrever”, revela Guilles.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=