8 E-book Revista Appai Educar Um outro tema tratado por Luciana diz respeito aos impactos emocionais na vida daqueles que não conseguem acompanhar a evolução da aprendizagem de seus coleguinhas de turma. Crianças que se sentem “atrasadas” em relação aos colegas tendem a desenvolver baixa autoestima, o que pode afetar sua confiança em suas habilidades. “Essa situação frequentemente leva à desmotivação escolar, onde a dificuldade de acompanhar os conteúdos pode gerar desinteresse pela escola e, em casos extremos, até o abandono escolar. Socialmente, crianças com alfabetização tardia podem ser estigmatizadas e vistas como “problemáticas” ou “atrasadas”, o que afeta sua aceitação e integração com os colegas. Sem falar que a falta de habilidades básicas pode limitar sua participação em atividades coletivas, prejudicando seu crescimento social”. A especialista deixa claro que, para evitar esses impactos e garantir um aprendizado saudável, é fundamental respeitar o “tempo certo” para a alfabetização. “Isso envolve a realização de avaliações diagnósticas que identifiquem se a criança está pronta para iniciar o processo de alfabetização, além de intervenções precoces para lidar com dificuldades antes que se tornem problemas maiores”, afirma. Outros pontos também são colocados como primordiais na busca do respeito desse tempo, por exemplo, um currículo flexível que respeite as diferenças individuais e permita que cada criança avance em seu próprio ritmo, aliado ao engajamento das famílias.
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