7 E-book Revista Appai Educar O “tempo certo” na alfabetização. Nem antes e nem depois tica, ciências e história, que dependem dessas habilidades a caminho de um avanço eficaz. “Além disso, a sobrecarga cognitiva é uma realidade para as crianças que começam a alfabetização mais tarde, pois elas precisam aprender rapidamente habilidades básicas enquanto enfrentam conteúdos mais complexos, o que pode resultar em um processo exaustivo e desmotivante”, sublinha. Quando se fala em consequências, estamos indo na direção de resultados que podem ser avaliados como positivos ou negativos. Negligenciar o “tempo certo” na alfabetização, tanto para crianças que começam precocemente quanto aquelas que iniciam tardiamente, pode ter efeitos desastrosos não somente no progresso infantil, mas na vida adulta desse cidadão. Quando, por exemplo, a alfabetização ocorre após o período ideal, normalmente entre os 5 e 7 anos, as dificuldades acumuladas podem afetar várias áreas da vida da criança. Um dos principais impactos é a defasagem no aprendizado, onde atrasos na leitura e na escrita prejudicam o desempenho em disciplinas como matemá-
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