E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 172

6 E-book Revista Appai Educar Um ensino mais próximo e individualizado A professora segue relatando que os currículos rígidos, que não consideram as diferenças individuais no ritmo de aprendizado, forçam os alunos a acompanharem cronogramas padronizados, muitas vezes ignorando suas reais necessidades. No campo social, garante que a desigualdade socioeconômica priva muitas crianças de experiências enriquecedoras antes da escola, enquanto o envolvimento limitado de algumas famílias no processo de alfabetização se reflete em menos estímulos à leitura e à linguagem oral, e que a pandemia de Covid-19 apenas ampliou as lacunas já existentes. E quando se pensa em superar esses desafios o que fica evidente é que esse conjunto de ações exige esforços coletivos, que vão desde melhorar a formação inicial e continuada dos professores, com foco em métodos baseados em evidências e estratégias de identificação precoce de dificuldades, até a aquisição de recursos adequados para as escolas e condições que permitam um ensino mais próximo e individualizado. “Além disso, o engajamento familiar é importante, podendo ser promovido por meio de orientações práticas e acessíveis que incentivem hábitos de leitura em casa. A flexibilização do currículo, com intervenções adaptadas ao ritmo de cada criança, e políticas públicas direcionadas, que priorizem a educação básica e ofereçam apoio pedagógico estruturado, são ações indispensáveis para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar a alfabetização no tempo certo”, completa. Imagem de freepik

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