E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 172

24 E-book Revista Appai Educar A urgência da personalização do ensino A personalização do ensino também se mostra uma necessidade urgente, mas enfrenta dificuldades de implementação. Fatores como falta de tempo, formação docente adequada e ferramentas tecnológicas limitadas dificultam a adoção de métodos personalizados. Para reverter essa situação, a especialista propõe a capacitação dos professores por meio de formação continuada que os habilite a utilizar ferramentas digitais A integração das práticas tradicionais e a tecnologia na alfabetização Acombinação de práticas tradicionais de alfabetização com ferramentas digitais oferece uma abordagem inovadora e enriquecedora para o aprendizado. Ao integrar tecnologia de maneira ética e produtiva, podemos não apenas aprimorar as habilidades de leitura e escrita, mas tambémpreparar as crianças para omundo digital de forma crítica e responsável. De acordo como que defende, Luciana diz que essa integração é essencial. Sob a ótica da professora, projetosmultidisciplinares que combinem leitura, escrita e análise crítica como uso de ferramentas digitais podemenriquecer a experiência de aprendizado. “Ensinar os alunos a utilizarem a tecnologia de forma ética e produtiva é igualmente importante, para que evitemdistrações e desenvolvamhabilidades que os preparempara ummundo cadavezmais digital. Aomesclar práticas tradicionais de alfabetização comrecursos digitais, como aplicativos de leitura e jogos educativos, é possível aprimorar o processo de alfabetização”. Emmeio aos desafios e oportunidades, o que se espera é que não falte o esforço coletivo para a construção de uma base sólida, de qualidade, comalicercesfirmes, prontos para atuar de forma consciente e responsável na sociedade. Essa construção exige o compromissonão apenas dos educadores, mas tambémdas famílias, gestores e de toda a comunidade escolar, para que cada estudante tenha acesso a uma educação inclusiva, equitativa e transformadora, quevalorize o aprendizado contínuo e promova o desenvolvimento integral. adaptativas. “Essas tecnologias podem ajustar automaticamente o nível de dificuldade das atividades para atender às necessidades individuais dos alunos, permitindo um monitoramento mais eficaz do progresso em tempo real”, conclui.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=