E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 172

23 E-book Revista Appai Educar “Embora essas dimensões sejam fundamentais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, sua consideração na prática diária ainda é limitada. Muitas escolas, especialmente aquelas localizadas em áreas rurais ou de baixa renda, enfrentam barreiras significativas de acesso à tecnologia e à internet, o que perpetua desigualdades no aprendizado e compromete a alfabetização das crianças”, menciona, acrescentado que, para enfrentar essas questões, é essencial implementar políticas públicas que garantam conectividade, disponibilizem equipamentos e promovam a formação de educadores e alunos. Parcerias público- -privadas também podem desempenhar um papel importante ao equipar escolas com ferramentas digitais, bem como o uso de materiais e plataformas que possam ser utilizados off-line pode ajudar a mitigar a falta de acesso à internet, oferecendo recursos que beneficiem a alfabetização de forma inclusiva”, realça. Outro desafio significativo, cita Luciana Maia, é a baixa capacidade crítica no consumo de informações. Ainda de acordo com ela, as crianças têm acesso a uma enorme quantidade de dados, mas muitas vezes não são ensinadas a distinguir entre fontes confiáveis e conteúdo falso. “Para abordar essa questão, é necessário integrar habilidades de letramento crítico digital nas práticas pedagógicas, ensinando as crianças a analisarem e validar informações. Atividades que estimulem a reflexão sobre fontes confiáveis e a responsabilidade no compartilhamento de dados devem ser incluídas no currículo, assim como o desenvolvimento de projetos que combinem leitura e escrita com o uso de tecnologia”.

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