19 E-book Revista Appai Educar De maneira semelhante, a professora acrescenta que o momento certo para a alfabetização é um ponto chave na ascensão infantil, e a colaboração entre famílias e educadores é indispensável. Decisões acertadas, fundamentadas em uma compreensão integral das necessidades e potencialidades da criança, impactam positivamente seu desempenho acadêmico e contribuem O impacto do TOD no processo de alfabetização e letramento para uma experiência escolar enriquecedora. Por outro lado, decisões inadequadas podem gerar desafios que influenciam o futuro da criança, reforçando a importância de um diálogo aberto e uma parceria sólida entre casa e escola. “Sim, a falta de percepção ou conhecimento sobre o TOD pode impactar significativamente o processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um transtorno comportamental caracterizado por padrões persistentes de comportamento desafiador, oposição a figuras de autoridade e dificuldades na autorregulação emocional. Quando não é identificado e gerido adequadamente, ele cria barreiras que afetam a aprendizagem da criança, incluindo o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita”, assegura. A compreensão e o manejo adequado de transtornos comportamentais são fundamentais para o sucesso acadêmico das crianças, especialmente em fases iniciais de aprendizagem. Quando o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) não é devidamente reconhecido, suas consequências podem prejudicar o processo de alfabetização e a integração escolar. Na avaliação de Luciana essa falta de percepção ou conhecimento fora e dentro de sala de aula acerca do TOD pode impactar as relações sociais e a adaptação das crianças, também refletindo no retardamento da alfabetização e do letramento.
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