18 E-book Revista Appai Educar Desafios cognitivos, frustrações e experiências negativas Que as decisões sobre o momento da alfabetização têm impactos significativos no futuro acadêmico da criança é fato. Todavia, é necessário se questionar quando o momento é ideal, a fim de que a criança aprenda de forma mais fluida, consolidando habilidades essenciais para etapas posteriores, o que eleva sua autoestima e promove o avanço social. No entanto, quando a alfabetização é iniciada de forma precipitada ou atrasada, a criança pode enfrentar desafios cognitivos, frustrações e experiências negativas que afetam sua motivação e confiança. Crianças que começam tarde podem ter lacunas acadêmicas e dificuldades para acompanhar o ritmo dos colegas, o que compromete seu progresso escolar. Na opinião de Luciana, a parceria entre famílias e educadores é fundamental para garantir que as crianças tenham uma experiência de alfabetização positiva e bem-sucedida. “A comunicação eficaz entre os dois grupos permite a troca constante de informações sobre o desdobramento da criança e decisões conjuntas sobre estratégias de ensino. O alinhamento de expectativas é essencial para evitar pressões excessivas e criar um ambiente acolhedor e motivador. A intervenção precoce também é fundamental para identificar rapidamente sinais de dificuldades e implementar planos que evitem lacunas no aprendizado”, observa.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=