E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 172

12 E-book Revista Appai Educar O impacto das diferenças individuais no início do letramento Muito se fala no amadurecimento cognitivo, mas de que maneira as diferenças individuais influenciam o período certo para iniciar o letramento? “Habilidades cognitivas fundamentais, como a consciência fonológica, a memória de trabalho e o processamento visual e auditivo, influenciam diretamente a capacidade da criança de aprender a ler e escrever. Além disso, as habilidades motoras finas são essenciais para a escrita e dependem do amadurecimento neurológico e da prática. Assim, é fundamental considerar esses aspectos ao planejar o início do letramento”, adverte. Em sua observação, Luciana relata que diversos fatores afetam a capacitação intelectual, como a maturação neurológica, o ambiente familiar e a qualidade do ensino. Crianças que amadurecem mais cedo podem estar prontas para o letramento antes de seus colegas, enquanto aquelas que enfrentam condições específicas de aprendizagem, como TDAH ou dislexia, podem apresentar dificuldades que exigem abordagens diferenciadas. Ignorar essas particularidades pode resultar em sobrecarga cognitiva, atrasos acumulados e desigualdade no aprendizado, comprometendo a experiência escolar da criança.

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