10 E-book Revista Appai Educar Qualidade da formação docente Por outro lado, essa continuidade na formação também permite que os educadores acompanhem novas metodologias e tecnologias, além de desenvolver habilidades para lidar com turmas heterogêneas e promover a inclusão, além de incentivar a reflexão sobre as práticas pedagógicas, levando à adoção de estratégias inovadoras, como, por exemplo, o uso de jogos pedagógicos. “Sem essa formação contínua, os professores correm o risco de se tornarem obsoletos, dificultando a motivação e o engajamento dos alunos, além de ampliar as desigualdades educacionais”, frisa. Os efeitos de uma alfabetização tardia Quais são os impactos emocionais e cognitivos de iniciar o processo de alfabetização fora do tempo ideal à expansão infantil? Sob a perspectiva de Luciana Maia, trata-se de algo que pode gerar consequências significativas que afetam o progresso emocional e cognitivo da criança. “A falta de prontidão para as demandas de leitura e escrita pode levar a frustrações e dificuldades em acompanhar os colegas, comprometendo a experiência escolar. Quando a alfabetização é iniciada precocemente, a criança pode enfrentar sentimentos de inadequação, ansiedade e desmotivação, uma vez que suas habilidades motoras e cognitivas ainda não estão totalmente desenvolvidas. Essas experiências negativas podem prejudicar o seu bem-estar emocional e criar barreiras que dificultam o envolvimento com o aprendizado ao longo de sua vida escolar”, assegura.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=