Revista Appai Educar PRÁTICA DE ESCRITA: ATIVIDADES PARA PENSAR E ESCREVER OPINIÃO POR SÉRGIO SIMKA E CIDA SIMKA* A escrita sempre foi e sempre será fator essencial na existência de qualquer ser humano. Ela representa a porta de entrada de oportunidades para que se viva mais dignamente, e a de saída de pessoas conscientes da transformação que ela proporciona, seja no aspecto intelectual, pessoal, profissional ou social, além de ser facilitadora para se conviver melhor em sociedade. E não há como dissociar a escrita da leitura, recurso igualmente primordial para o despertar do pensamento crítico, possibilitando ao cidadão exercer a sua capacidade de analisar e refletir sobre os mais diversos assuntos e, assim, adquirir autonomia para a tomada de decisões e o protagonismo do próprio existir. É na escola que o aluno tem, geralmente, o primeiro contato com a escrita e com a leitura. Daí a importância do trabalho do professor, que pode contribuir para o aumento da autoestima textual do estudante, ao proporcionar-lhe atividades de escrita que, ancoradas em uma visão fraterna, resultarão no aperfeiçoamento de sua vida do ponto de vista humano, com clara melhoria na dimensão discursivo-textual, pois ele passará a acreditar em si mesmo e em seu potencial para redigir textos. Não obstante as iniciativas bem- -sucedidas por parte de professores e os avanços percebidos, ainda persistem os calafrios no quadro ensino- -aprendizagem, quando o aluno precisa fazer uma redação, ou mesmo fora dele, ao preencher uma ficha de emprego, para justificar o porquê de ser merecedor de determinada vaga. Essa insegurança, ou medo, decorre das aulas nas quais a produção de texto é vista como um produto, em que o aluno se sente intimado a escrever um conteúdo, a ser entregue ao final dos 45 ou 50 minutos de aula, sem que ele domine a sequência de um texto ou possua conhecimento que o habilite a escrever algo de forma segura. Agindo-se dessa forma não há como se indignar diante do fato de que um em cada dez brasileiros com 15 anos ou mais não sabe ler e es-
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=