REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 171

Revista Appai Educar O projeto tem feito a diferença entre os educandos, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental, por estar sendo uma ponte prática para uma reflexão crítica sobre temas tão presentes no dia a dia dos estudantes da comunidade escolar. Na avaliação de Adriana, o universo da sala de aula conta com a multiculturalidade e um alunado diverso, em que cabe aos docentes considerarem também o contexto social e cultural dessa comunidade escolar. “Com isso, a proposta do projeto visa oportunizar aos alunos uma reflexão crítica mediante o estudo dos valores olímpicos (igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência) aproveitando a grande festa que foi assistir aos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024. Atividades pedagógicas Conforme destaca, o projeto contou com diversas atividades pedagógicas lúdicas implementadas a partir nas disciplinas de Língua Portuguesa e Letramento de Língua Portuguesa na turma 601 e leitura de diversos gêneros textuais nas turmas 901 e 902. Segundo a professora, durante as aulas do primeiro semestre de 2024, os alunos foram convidados a participar de diversas atividades pedagógicas atreladas às competições. “Um diferencial que levou em consideração a perspectiva de Educação Especial e Inclusiva que prevê uma escola para todos, respeitando as especificidades de cada aluno e promovendo uma educação emancipatória, protagonista e com equidade. Adriana garante que, nesse contexto, as atividades pedagógicas oferecidas para as turmas envolvidas foram elaboradas com ludicidade mediante o uso de textos norteadores para promover uma reflexão crítica sobre o respeito à diversidade; o conhecimento sobre as deficiências, dentre elas a visual; a origem dos jogos Olímpicos e Paralímpicos e os valores relacionados a essas competições.

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