REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 171

Revista Appai Educar A especialista ressalta que essa abordagem deve equilibrar o uso da tecnologia com a construção de vínculos emocionais e rotinas saudáveis, favorecendo o bem-estar e o aprendizado significativo em um ambiente preparado e livre de dependências digitais. “A escola deve trabalhar e direcionar os recursos tecnológicos de forma equilibrada, conectando temas favoráveis ao desenvolvimento humano dos alunos e assuntos pertinentes às competências socioemocionais e intelectuais. Tudo isso se torna um elemento favorecedor dentro de um tema gerador que amplie o conhecimento de modo saudável, evitando que os alunos naveguem de forma aleatória sem direcionamento, ficando abertos a informações e conteúdos que não são condizentes com sua faixa etária”, destaca Audrey. A inteligência artificial e a automação na educação A tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora no dia a dia do professor! A inteligência artificial (IA) e a automação, por exemplo, podem tornar o ensino mais personalizado, eficiente e acessível, adaptando o aprendizado às necessidades individuais de cada aluno, identificando pontos fortes e áreas que precisam de atenção, o que permite um acompanhamento mais detalhado e assertivo. “As tecnologias também podem criar experiências imersivas, como laboratórios virtuais e simulações, que tornam o aprendizado mais dinâmico e conectado à realidade”, exemplifica Audrey. No entanto, a especialista ressalta que, para que essas transformações sejam efetivas, é essencial que a integração com a IA seja feita com responsabilidade ética e pedagogia, garantindo que as tecnologias sirvam para complementar – e não para substituir – o papel indiscutível do professor como mediador e inspirador no processo educativo.

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