Revista Appai Educar Ao longo de sua experiência, a docente já passou por várias propostas didáticas, entretanto essa inclui atividades com as quais os alunos têm proximidade, o que garante ummaior interesse para realizarem todas as etapas, que vão desde a análise dos memes com referências históricas, identificação de suas mensagens implícitas até os debates sobre os impactos dessas narrativas. “Além disso, os estudantes são incentivados a ter sua própria produção, exercitando habilidades técnicas, digitais e críticas. Essa abordagem interdisciplinar também dialoga com outras áreas do conhecimento, promovendo uma formação mais abrangente”, frisa. Os resultados têm sido positivos Se tem algo que os professores comemoram é quando os estudantes demonstram interesse e engajamento pelo conteúdo. “Os alunos se mostrammais mobilizados, especialmente quando abordamos temas que eles consideram ‘chatos’. Omeme funciona como um ponto de conexão entre o conteúdo histórico e a realidade digital em que vivem”, comenta Cíntia. Entre os principais objetivos do projeto está a reflexão sobre temas sensíveis, como racismo, machismo e violência, e a análise de como os memes podem ser usados para fomentar debates e reconstruir memórias coletivas. O projeto não temuma culminância específica, já que se trata de uma prática constante aplicada nas aulas de História para turmas dos ensinos Fundamental II e Médio. Depoimentos de alunos reforçama eficácia dametodologia. Segundo Gabriela Santos, estudante do 2º ano, “a aula commemes é diferente e divertida. A gente aprende semperceber e ainda discute assuntos que nos fazempensar”.
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