REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 171

Revista Appai Educar Outros pontos em destaque, esclarece a professora, são a reflexão sobre os desafios éticos e metodológicos na utilização de memes, como fontes na escrita da história, e, sobretudo, o fomento do seu uso em sala de aula alinhado à necessidade de desenvolver habilidades de letramento midiático. “Espera-se que, ao trabalhar commemes, os alunos possam aprender a interpretar e produzir conteúdos digitais desenvolvendo competências críticas em relação às informações que consomem e compartilham nas mídias sociais”, revela a docente. O projeto da professora Cíntia tem como propósito principal desenvolver o letramento midiático, ampliando o senso crítico dos estudantes diante da vastidão de informações disponíveis no ciberespaço. Esse tipo de ação ou ato de escrever não se limita à leitura e escrita tradicionais, mas abrange a capacidade de avaliar a credibilidade das fontes, identificar manipulações e reconhecer ideologias presentes nas mensagens midiáticas. “O uso de memes em sala de aula possibilita explorar narrativas digitais que muitas vezes carregam discursos racistas e machistas. A proposta visa ressignificar essas mensagens e construir uma aprendizagem histórica com foco na alteridade”, pontua a professora. Professora Cíntia em aula com alunos

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