REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 171

Revista Appai Educar Cíntia destaca, no entanto, uma preocupação: a dificuldade que muitos jovens enfrentam para lidar de forma crítica com a avalanche de informações a que estão expostos diariamente. O hábito de salvar e compartilhar conteúdo sem checar sua veracidade tem contribuído para a disseminação de desinformação e fake news. Por isso, a metodologia commemes também busca incentivar uma postura mais reflexiva e criteriosa frente ao consumo de informações. O papel dos memes no letramento Toda essa criatividade tem sido trabalhada com os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio dos colégios em que a professora leciona, visando ampliar o olhar dos educandos a respeito da contextualização dos muitos fatos históricos estudados em sala de aula. Cíntia cita alguns eixos norteadores do projeto, que vão desde investigar a função dos memes como registros históricos e sua influência na memória coletiva – passando pela análise da representação de temas sensíveis e como eles impactam a percepção pública de eventos históricos e sociais – até estudar o papel desse tipo de expressão na mediação de debates sobre questões complexas, como violência, racismo, feminicídio, machismo e desigualdade de gêneros. Memes usados em aula

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