9 E-book Revista Appai Educar “Em outras palavras, parece que ‘atrofiam’ a criatividade do cérebro, inibindo a iniciativa e até as questões da afetividade. De certa forma, perdemos o controle da situação. A Inteligência Artificial veio incrementar mais ainda esse debate. São consequências do progresso da humanidade. Acredito, no entanto, que ela pode ser muito útil, mas devemos estar preparados para todo tipo de tecnologia. Na educação, principalmente, educando nossos jovens e crianças para, desde cedo, aprenderem a lidar com ela”, adverte. Ainda segundo Cunha, essas ações passam pela formação de educadores, que podem não estar preparados para integrar a IA em suas práticas pedagógicas, utilizando-as de maneira eficaz e crítica. O uso de ferramentas desse tipo levanta também o debate acerca da personalização do aprendizado, pois é isso que a tecnologia faz no cotidiano das pessoas. “Todos nós personalizamos nossa vida com ferramentas tecnológicas, e a escola não pode esquecer que essa demanda precisa chegar aos espaços de aprendizagem. Para tanto, precisamos ensinar aos nossos educandos a ética e o pensamento crítico. É essencial garantir a lisura e o respeito no manejo da IA. Ademais, devemos trabalhar para que os aprendentes desenvolvam habilidades críticas e de resolução de problemas, uma vez que essa tecnologia pode fornecer respostas rápidas e soluções”, sublinha. Ao falar sobre o tema, Luciana Maia também concorda que 2024 foi um ano em que as inteligências artificiais generativas se tornaram uma ferramenta poderosa para enriquecer as práticas pedagógicas. E que essas tecnologias trouxeram oportunidades que transformaram o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos, mas também apresentaram desafios que exigem reflexão e adaptação. “Entre as principais oportunidades, destaco o potencial da IA para personalizar o ensino. No processo de alfabetização, por exemplo, ferramentas desse tipo ajudaram a criar atividades adaptadas às necessidades de cada aluno, permitindo que ele avançasse no próprio ritmo. Além disso, a IA automatizou tarefas como correção de exercícios, organização de materiais e até a elaboração de planos de aula, liberando os professores para se dedicarem mais ao acompanhamento pedagógico individualizado. Outro aspecto positivo foi a cria-
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=