6 E-book Revista Appai Educar Um ano de inovações Se tem algo que toda a comunidade escolar compartilha é a de que as inovações ganharam muita força no uso de metodologias ativas e do ensino híbrido este ano. Mas será que o resultado de como essas abordagens têm transformado o aprendizado dos estudantes está suprindo as expectativas da vida real? Mesmo reconhecendo o potencial transformador das metodologias ativas, ainda não há consenso a respeito dos resultados, como afirma Luciana Maia, ao comentar que o avanço das metodologias ativas e do ensino híbrido em 2024 trouxe transformações importantes para o aprendizado, mas ainda está longe de suprir completamente as expectativas da vida real. Segundo ela, essas abordagens têm potencial para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, participativo e centrado no aluno, mas sua implementação enfrenta desafios significativos, principalmente em contextos educacionais mais vulneráveis. “As metodologias ativas, como a sala de aula invertida, o ensino por projetos e a aprendizagem colaborativa, têm o mérito de incentivar o protagonismo dos estudantes. Em alfabetização, por exemplo, essas estratégias permitem que as crianças explorem mais ativamente a leitura e a escrita, o que estimula a autonomia e a construção do conhecimento de forma significativa. Por outro lado, percebo que muitos professores ainda enfrentam dificuldades para adotar essas práticas, seja pela falta de formação específica, pela sobrecarga de trabalho ou pela resistência a mudanças metodológicas”, destaca.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=