E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 170

Revista Appai Educar no cotidiano. Esses padrões afetam a cognição (se expressando como falhas na memória, problemas de atenção e distorções na percepção), a afetividade (envolvendo medo, irritabilidade, insegurança e nervosismo) e o aspecto fisiológico (como desarranjo gastrointestinal, sudorese, taquicardia, dor de cabeça e insônia). Conhecer o currículo e os aspectos técnicos da matemática não é suficiente para garantir o bom aprendizado dos estudantes. É crucial entender que as crenças, atitudes, emoções e valores tanto dos professores quanto dos estudantes influenciammuito esse processo e podem até aumentar a ansiedade matemática. A cultura em torno da disciplina, cheia de estereótipos negativos, dificulta a aprendizagem. Embora a pesquisa tenha mostrado que gênero, inteligência e etnia não são determinantes para o desempenho matemático, é claro que esses tipos culturais podem ser reforçados entre os colegas e impactar a ansiedade. Fatores no ambiente escolar, como o controle excessivo dos professores, métodos de ensino inadequados e até pressões de familiares e colegas, podem aumentar ainda mais essa ansiedade. Esses aspectos não estão relacionados diretamente ao conhecimento do estudante emmatemática, mas afetam o seu desempenho. Constatei que as atitudes dos professores influenciam diretamente o comportamento dos estudantes e podem intensificar a ansiedade matemática, o que pode continuar ao longo da trajetória escolar, inclusive na universidade. Isso pode levar até mesmo futuros professores a terem dificuldades com a disciplina. Se não for identificada logo no início, essa ansiedade pode fazer os estudantes evitarem cursos e carreiras relacionados à matemática. Os professores também podem sentir ansiedade, principalmente em relação à sua capacidade de ensinar ou ao modo como lidam com os alunos. Isso não está sempre ligado ao desempenho dos estudantes, mas ao do próprio professor. Se ele teve experiências negativas com matemática, pode acabar transmitindo essa insegurança aos estudantes, usando métodos tradicionais de ensino que não ajudam no aprendizado. Esse fenômeno é conhecido como Ansiedade Matemática no Ensino.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=