E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 170

4 E-book Revista Appai Educar Programas de alfabetização Falar de Educação Infantil e alfabetização é tratar do alicerce da formação. E o que o ano de 2024 trouxe de avanços relacionados à ampliação do acesso e ao aperfeiçoamento da qualidade da educação infantil e dos programas de alfabetização? Segundo Eugênio Cunha, 2024 tem sido um ano de avanços no acesso e melhoria de acordo com a região e as políticas públicas. “Isso inclui a construção de novas creches e pré-escolas. Porém, as ações não serão suficientes se as famílias mais vulneráveis socialmente não tiverem programas na área da saúde e da assistência social articulados com a educação”, atesta o Doutor em Educação. Ainda segundo ele, outro ponto essencial é a atualização dos currículos e a adoção de abordagens pedagógicas diversificadas, como a educação socioemocional e o aprendizado baseado em projetos, que contribuem para uma educação mais rica e significativa. “Para 2025, será fundamental manter o compromisso com a melhoria e a equidade, assegurando que todas as crianças tenham a oportunidade de ingresso e permanência na escola”, ressalta. Para Luciana Maia, os avanços ainda são insuficientes especialmente no que diz respeito à educação infantil e aos programas de alfabetização e letramento. “Houve esforços visíveis para ampliar o acesso, como o aumento de matrículas em creches e pré-escolas e a implementação de iniciativas voltadas para a alfabetização na idade certa. Em muitas regiões, vimos a adoção de metodologias inovadoras e a valorização do papel do professor alfabetizador, o que reforça a importância de investir na base da educação. No entanto, a qualidade do ensino ainda enfrenta grandes desafios”, atesta a professora.

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