E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 170

18 E-book Revista Appai Educar “O ideal é que esses programas, além de despertarem essa consciência, também sirvam para orientar os alunos como administrar o orçamento pessoal, a fazer investimentos e planejamento para o futuro estimulando uma mentalidade empreendedora. Além disso, que eles possam entender, desde cedo, como funcionam as taxas de juros, crédito, dívidas e poupança, para evitar que caiam em armadilhas financeiras no futuro, como empréstimos com altas taxas de juros que levem à contração de dívidas. Dessa forma, poderão desenvolver uma mentalidade mais estratégica em relação ao seu próprio dinheiro, podendo apoiar inclusive seus familiares, pois estarão melhor preparados para lidar com imprevistos financeiros e planejar a longo prazo”, assegura Maria Cláudia Amaro. Inclusão e diversidade no currículo escolar Levando-se em conta a inclusão e a diversidade entre os temas mais debatidos nas salas de aula, projetos e ações têm buscado promover a inserção de estudantes com deficiência e valorizar a diversidade cultural e étnica nas escolas. Diante desse cenário, perguntamos ao Doutor e Mestre em Educação Eugênio Cunha se podemos considerar essas iniciativas o caminho para alcançar a tão almejada equidade. “Sim, certamente. Projetos e ações em favor da inclusão não apenas beneficiam estudantes com deficiência, mas também enriquecem o ambiente escolar, promovendo uma cultura de respeito e valorização das diferenças”, diz ele. Sob a perspectiva de Eugênio Cunha, é essencial eliminar as atitudes capacitistas e discriminatórias que se imbricaram na história social e na vida das pessoas. A escola também recebeu reflexos disso. Podemos, por exemplo, pensar no desenho universal para a aprendizagem, trazendo, desde o planejamento, a inclusão de conteúdos que contemplem a diversidade e a equidade cognitiva, para que todos os estudantes e crianças se sintam representados e valorizados.

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