17 E-book Revista Appai Educar Maria Cláudia é categórica ao afirmar. “Estamos certos de que sim, pois esse tema tem sido cada vez mais integrado no dia a dia das escolas públicas e privadas, dada a necessidade de formar cidadãos cada vez mais conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. Temos acompanhado alguns movimentos nas escolas, como projetos interdisciplinares integrados à educação ambiental em diversas disciplinas, tais como geografia, história, artes e não só mais em ciências, tratando do assunto de maneira mais holística. O cultivo de hortas nas escolas tem se tornado cada vez mais comum, tanto em instituições públicas quanto privadas, incentivando os alunos a aprenderem sobre a produção de alimentos e o consumo consciente”, enfatiza. Conforme expõe a fundadora da Rhyzos Educação, também há ações de sustentabilidade no dia a dia da escola, como programas de reciclagem com separação de lixo, utilização de materiais recicláveis, criação de pontos de coleta para pilhas e outros itens que precisam de descarte correto e, quando possível, substituição de plásticos por alternativas ecológicas, além do incentivo ao uso consciente de recursos como água e energia. “Algumas escolas organizam eventos como feiras de sustentabilidade, palestras com especialistas e até ações de conservação e preservação em praças públicas nas proximidades da escola buscando promover a educação para a cidadania global e incentivar os alunos a se tornarem agentes de mudança”, observa. E quando o assunto é Educação Financeira, Maria Cláudia Amaro esclarece que a inserção de programas desse tipo nas escolas tem um grande potencial para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados financeiramente, sendo um passo importante para que a sociedade saiba lidar melhor com suas finanças e construa um futuro mais seguro e sustentável.
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