15 E-book Revista Appai Educar Alessandra aponta que o processo educacional não pode ser imutável. Destaca que tivemos que reaprender a lidar com o outro no espaço escolar, participar das aulas de maneira cinestésica e, mais do que isso, tivemos que voltar a valorizar o processo de interação social, tão importante para a construção da personalidade e do amadurecimento cerebral. “Voltar a conversar olhando nos olhos, percebendo a expressão de cada sujeito e suas respostas emocionais. As habilidades sociais voltaram a ganhar forma e consistência e, com isso, voltamos a perceber a importância que o outro temna nossa vida e o quanto nossa vida dialoga com a história de vida do outro. Então, pensando num ambiente escolar, cada um de nós está construindo uma história e dentro dessas histórias existemvárias novas histórias sendo contadas. Sobre o que ainda precisa melhorar pensando na vida escolar? Eu diria que a segurança de se sentir conectado em uma relação que não é mais virtual, mas sim real, onde medos, angústias e ansiedades se fazem presentes, ainda como consequências de um período pandêmico, mas eles precisam ser ressignificados e para isso é necessário que um ajude o outro, alcançando a resiliência”, pontua. Ainda de acordo com sua observação, talvez seja importante construir o movimento de saber esperar, saber ouvir, saber se relacionar e saber ser feliz por se sentir pertencente nas relações e não somente porque conquistou mais seguidores no ambiente virtual ou, ainda, entender a importância em acalmar os corações e as mentes imediatistas que desejam satisfazer inquietações que foram sendo potencializadas por meio do afastamento social. “É preciso construir mais ‘pontes’ com as relações e derrubar os ‘muros’ que foram sendo erguidos desde alguns anos atrás. É possível? Sim, mas para isso precisamos também de adultos que sejam favoráveis e saudáveis nas relações e nesse processo de reconstrução das interações sociais. Por isso, é de extrema importância oportunizar o trabalho socioemocional e associá-lo às competências esperadas para cada fase do desenvolvimento, promovendo um caminho mais saudável para a organização de nossa sociedade”, afirma Alessandra Machado.
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