E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 170

14 E-book Revista Appai Educar Recomposição da aprendizagem pós-pandemia Mesmo já passado alguns anos da fatídica pandemia, seus efeitos ainda podem ser vistos até os dias atuais, sobretudo na educação. Com o impacto continuado da pandemia na educação, muitas estratégias de recomposição da aprendizagem se destacaram em 2024. Perguntamos para a Especialista em Neurociência aplicada à Educação e Mestranda em Neurociências, Alessandra Machado, o que na sua visão deu certo e o que ainda precisa ser melhorado. “Muitas estratégias têm sido funcionais, como a utilização de metodologias ativas, o aumento de atividades práticas e saídas de campo, a oportunidade dos educandos se tornarem de fato protagonistas nas ações do dia a dia e a capacitação contínua dos professores diante de uma nova realidade. Isso trouxe maior segurança para suprir as lacunas pedagógicas e emocionais deixadas pelo período pandêmico. Sabemos que ainda é um processo e, se não tivermos esse olhar diferenciado para as singularidades de cada sujeito que está inserido em uma pluralidade que é a sala de aula e o contexto escolar, não será possível pensar em estratégias diferenciadas que realmente sejam funcionais, mesmo porque essas elas precisam ser planejadas e reavaliadas de acordo com cada público e cenário”, avalia.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=