E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 170

12 E-book Revista Appai Educar demandas atuais da sala de aula. Por outro lado, alguns educadores têm dificuldades em adaptar suas práticas a novas metodologias e tecnologias. Por isso, acho que as mudanças para 2025 passam pela capacitação do professor formador. Nesse sentido, o compromisso contínuo com a formação e a adaptação às necessidades de crianças e estudantes da sociedade contemporânea são essenciais”, argumenta o mestre Eugênio Cunha. Além da concordância quando o tema é formação continuada dos professores, uma outra temática atravessa esse mesmo entendimento de unanimidade: a promoção da saúde mental e das competências socioemocionais. Quem fala sobre o tema é Alessandra Machado, psicóloga, neuropsicóloga, pedagoga, Especialista em Neurociência Aplicada à Educação e Mestranda em Neurociências. Também é autora, com Mariana Fenta, do livro “Cérebro e afetividade – potencializando uma aprendizagem significativa”. Olhando de uma forma direta, sobretudo pós-pandemia, quais foram os avanços significativos na abordagem desses temas nas escolas? Na interpretação de Alessandra Machado, pode-se dizer que houve avanços no sentido de compreender mais sobre os benefícios em desenvolver trabalhos socioemocionais nas escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, bem como dos adultos que fazem parte do EJA. “Falar de saúde mental e principalmente realizar atividades no cotidiano escolar que possam dialogar com o currículo pedagógico é justamente entender que precisamos olhar para todos os estudantes como seres biopsicossociais e oportunizar uma aprendizagem que não seja fragmentada, mas que tenha uma escuta ativa e um olhar acolhedor. Não basta inserir na grade curricular um tema referente ao socioemocional, é preciso vivenciar na íntegra com projetos de qualidade e funcionais para cada faixa etária e pensando em cada contexto. Isso inclui também não só um olhar para os educandos, mas também para os familiares, educadores e demais pessoas que fazem parte da dinâmica escolar”, contextualiza.

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