11 E-book Revista Appai Educar Formação continuada e competências socioemocionais Em todas as falas, há um alinhamento quanto à necessidade de investimentos na formação docente, independente do tema ou temática abordada na educação. Na avaliação de Eugênio Cunha, sempre foi consenso que os cursos de formação de professores precisam priorizar aspectos práticos da carreira do professor. A ênfase na práxis durante a formação inicial, como estágios, observações em sala de aula e estudos de caso, por exemplo, permite que os educadores desenvolvam competências essenciais para lidar com a diversidade de estudantes em diferentes contextos. “Porém, os currículos ainda estão centrados mais em aspectos ideológicos (que são importantes) e têm outorgado pouco espaço a situações cotidianas da escola. Acredito que o professor formador também precisa ser formado, já que ele é um elemento chave nesse processo. É preciso reconhecer, no entanto, que houve avanços em questões sociais importantes. Muitas instituições têm revisado seus currículos para incluir temas relevantes, como educação inclusiva, tecnologias educacionais e metodologias ativas. Isso ajuda os futuros professores a se familiarizarem com as
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