E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 170

10 E-book Revista Appai Educar ção de conteúdos interativos e dinâmicos, que tornaram o aprendizado mais atraente e acessível. Recursos como jogos educativos baseados em IA e assistentes de leitura ajudaram a engajar alunos em diferentes níveis de desenvolvimento. Em termos de inclusão, a IA possibilitou a adaptação de materiais para estudantes com deficiência, como geração automática de conteúdos em Libras ou recursos de leitura acessível”, comemora Luciana Maia. Entretanto, por outro lado, ela reconhece que os desafios foram significativos, citando, entre muitos, a desigualdade no acesso às tecnologias. “Em muitas escolas, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade, a falta de infraestrutura e conectividade limitou a aplicação dessas ferramentas, aumentando ainda mais o abismo educacional. Além disso, muitos professores encontraram dificuldades para se capacitar no uso da IA, seja pela falta de formação específica ou pela resistência a integrar essas ferramentas ao planejamento pedagógico. Isso sem falar na questão do uso ético e seguro dessas tecnologias na educação, o que exige atenção a questões como privacidade de dados, plágio e a dependência excessiva, sem substituir o papel insubstituível do educador no desenvolvimento socioemocional e na mediação de conflitos”, frisa. Opina que, em 2024, a IA avançou significativamente na educação, mas sua plena integração requer investimentos em formação docente, infraestrutura e conscientização. Com equilíbrio, a IA pode ser uma aliada poderosa para tornar o ensino mais acessível, significativo e conectado às demandas do mundo atual.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=