Revista Appai Educar Consideraremos a tecnologia como uma aliada da pesquisa, instrumento de acessibilidade ao conhecimento e que, se utilizada de forma harmônica, seguirá contribuindo nesta evolução. Sabemos que o tempo que as crianças têm permanecido conectadas através das tecnologias, jogos eletrônicos em geral, entre outros, em excesso, é desequilibrador em seu desenvolvimento. As escolas e o brincar podem ser espaços saudáveis para o desenvolvimento da criança brincando. Nas atividades com jogos e brincadeiras o que vale é o prazer, a alegria é o desafio do momento e, na perspectiva das crianças, não se joga para ficar mais inteligente, mas porque é divertido e desafiador. O esporte escolar aparece também como ação potencial no desenvolvimento da criança nas escolas. O objetivo principal é a influência positiva na adesão à prática da atividade física regular na vida adulta. Portanto, é fundamental desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras desde a tenra idade, para facilitar o jovem adulto e o adulto na prática da atividade física regular. Você acredita que seja essencial ser ativo na fase adulta? Pois bem, o incentivo acontece na escola. Os programas esportivos ajudam a criança no combate ao sedentarismo e à obesidade infantil. Segundo Mário Pozzi em seu livro “Biologia do exercício na infância”, um programa de excelência com foco emmovimento e saúde é estabelecido por quatro fatores: uma educação física de qualidade como a base; atividade física antes, durante e após o período escolar; envolvimento de todos os professores e funcionários na promoção da atividade física; e o envolvimento da família e da comunidade. Então não privilegiar a educação física escolar e o esporte escolar tem impactos significativos na família e no futuro da criança. Atenção, professores! Vamos brincar! *Tiago Aquino é consultor da Rent a Pro e especialista em Educação Física Escolar.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=