Revista Appai Educar A partir de tudo que ouvimos e aprendemos, fica evidente que a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva passa pela valorização da diversidade e pela promoção do bem-estar emocional de todos os estudantes. A educação emocional, nesse contexto, desempenha um papel fundamental, ao proporcionar ferramentas para que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais como empatia, autoconhecimento e resolução de conflitos. Ao integrar a educação emocional às práticas pedagógicas, as escolas podem criar ambientes mais acolhedores e equitativos, onde todos se sintam valorizados e pertencentes. É o que todos nós queremos, buscamos e trabalhamos juntos para que aconteça! Fontes: - Priscila Romero - Especialista emOrientação Educacional e Pedagógica, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Educação Especial com Ênfase em Autismo. Autora dos livros “Aluno TDAH – a pedagogia e a realidade do transtorno” e “Aluno com deficiência intelectual – conceitos, perspectivas e orientações pedagógicas”. - Sheyla Baum - Professora de Educação Infantil e pós- -graduada em Neuroaprendizagem e Psicomotricidade. Autora do livro “Livro da vida – pensar, sentir e se emocionar” e coautora de “O cérebro que se comunica – diálogo entre a neurociência e as diversas ciências”. Ambos pela WAK Editora. - Paty Fonte - Consultora educacional, especialista em Pedagogia de Projetos e Educação Infantil. Entre os livros publicados estão “Competências socioemocionais na escola” e “Práticas socioemocionais para dinamizar o ambiente escolar”, ambos pela WAK Editora.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=