REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 169

Revista Appai Educar “A avaliação psicopedagógica, que visa identificar as facilidades e dificuldades dos alunos, é também uma ferramenta fundamental para elaborar intervenções adequadas. Os educadores enfrentam significativos obstáculos ao incluir alunos com distúrbios emocionais e cognitivos no ambiente escolar, especialmente pela desarmonia entre a escola, os pais e os professores. “A criação de uma rede de suporte para todos os participantes é essencial”, atesta Sheyla certificando que, para garantir uma educação inclusiva, precisamos entender que, na verdade, não são os estudantes que não aprendem. A escola é que, muitas vezes, não está habituada a lidar com a diferença e, assim, não oferece estratégias pedagógicas que favoreçam a criação de vínculos, as relações de troca e o acesso ao conhecimento. Em sua avaliação, Priscila Romero menciona que o maior desafio sejam as cobranças que são feitas a si mesmos, principalmente aos novatos. “Queremos fazer o melhor e sabemos que lidamos com vidas, não com objetos. Somos exemplos e parâmetros para muitos dos nossos alunos e devemos agir como tal. A cobrança é inevitável. Muitos professores, que não se especializaram em Pedagogia e se formaram em um passado em que não havia estudos sobre inclusão e transtornos mentais no ambiente escolar, podem, hoje, sentir insegurança ao receber, em sala de aula, um público tão desigual”, constata.

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