REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 169

Revista Appai Educar Integração de alunos com transtornos emocionais e cognitivos na rotina escolar Um dos muitos desafios enfrentados por nossos educadores centraliza-se na integração de alunos com transtornos emocionais e cognitivos na rotina escolar, e como o currículo pode ser adaptado para promover uma aprendizagem inclusiva. Sabemos que a inserção de alunos com necessidades especiais na rotina escolar é um desafio que exige uma abordagemmultidisciplinar e personalizada. No Brasil, a diversidade cultural e social amplifica essa complexidade. Apesar dos obstáculos, a mudança é possível quando cada membro da comunidade escolar assume seu papel, contribuindo com ações concretas para adaptar o currículo e criar um ambiente inclusivo. Para nossos especialistas a soma de pequenos esforços individuais pode gerar um impacto significativo na vida dos estudantes. Sheyla Baum elenca que os educadores precisam compreender os transtornos de aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Segundo ela, essa formação pode ser incentivada dentro das próprias escolas, através da criação de grupos de estudo e do uso de bibliografia fundamentada na Ciência.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=