Revista Appai Educar Formação continuada x diversidade em sala de aula A crescente diversidade nas salas de aula, marcada pela presença de alunos com diferentes necessidades especiais, como TDAH, transtornos de ansiedade e deficiências físicas, impõe novos desafios aos educadores. A fim de garantir uma educação de qualidade e inclusiva, torna-se imprescindível que as escolas invistam na formação contínua de seus professores. Priscila Romero evidencia que as escolas precisam compreender que todos os alunos devem ser olhados como indivíduos, como entes em suas particularidades, como crianças e adolescentes que (ainda) estão formando sua identidade, seu caráter e sua personalidade. Essas crianças e adolescentes, como todos nós, possuem tanto necessidades quanto habilidades diversas. “As instituições precisam investir em seus profissionais. Devemos ressaltar que todos os membros da escola precisam conhecer a diversidade encontrada em seu corpo discente. Não devemos apenas capacitar professores, coordenadores, mas, sim, diretores, inspetores e funcionários em geral. Pois quando conhecemos o ‘diferente’ temos uma melhor compreensão de quem ele é e de como podemos nos relacionar”, esclarece a especialista em Orientação Educacional e Pedagógica, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Educação Especial com Ênfase em Autismo.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=