REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 169

Revista Appai Educar Ainda segundo ela, a educação emocional estimula a reflexão, auxilia a compreensão do “hoje e agora” e, inevitavelmente, fortalece o elo entre aluno e aprendizagem. “Indivíduos que se conhecemmelhor, que compreendem o próximo e se coFlexibilizar currículos e metodologias nectam com seu ‘entorno’ são capazes de realizar escolhas sábias, optar por melhores amigos, ter maior tempo de concentração e melhor compreensão de conteúdos, dentre tantas outras situações”, destaca. Considerando a importância de flexibilizar currículos e metodologias para atender as necessidades individuais dos alunos com deficiência e transtornos emocionais, é primordial que se entenda como a educação emocional pode ser incorporada em salas de aula inclusivas, onde alunos com autismo ou outros transtornos podem ter necessidades diferenciadas. Na opinião de Paty Fonte, é necessário planejar e implementar projetos de educação socioemocional que atendam a realidade de cada instituição, quiçá, de cada turma. “Isso passa pela formação continuada de professores, os quais também necessitam de atenção e cuidado para que se sintam seguros e desenvolvam a própria educação emocional”.

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